Anunciar sua empresa no Google é a forma mais fácil de conquistar clientes qualificados para comprar seu produto ou serviço. Anunciar no Google tem muitas vantagens em relação a outros meios de divulgação, mas a principal vantagem é que você irá anunciar sua empresa, produto ou serviço exatamente para as pessoas que já estão procurando por empresas do mesmo tipo que a sua.
Neste artigo, vamos ensinar a forma mais básica e fácil para que você consiga anunciar no Google hoje mesmo e começar a atrair mais clientes para sua empresa.
Conheça o Google Ads
O Google Ads, ou antigo Google AdWords, é uma ferramenta criada pelo próprio Google para disponibilizar espaços publicitários para anunciantes do mundo todo que desejam exibir seus produtos e serviços no maior mecanismo de busca que existe, o Google.
O objetivo do Google Ads é atrair mais clientes e impactar as pessoas nos momentos ideais, ou seja, exatamente quando os consumidores estão pesquisando sobre produtos e serviços como os seus.
Qualquer um pode criar uma conta no Google Ads gratuitamente, você só paga na hora de veicular seus anúncios.
Pré-requisitos para anunciar no Google
Para anunciar no Google, sua empresa precisa ter apenas um site ou qualquer ponto de contato na internet, como uma landing page ou uma página no Google Meu Negócio.
Passo a passo para anunciar no Google
Existem muitas estratégias diferentes que podem ser utilizadas, vários formatos de anúncios e inúmeras opção avançadas que podem ser exploradas, mas este é um artigo de nível iniciante e vamos falar apenas da forma mais básica, os anúncios em texto na rede de pesquisa do Google.
Nosso objetivo com este tutorial é ensinar pessoas que nunca anunciaram no Google a conseguir veicular sua primeira campanha em poucos minutos, seguindo os 8 passos básicos abaixo:
- Crie uma conta no Google Ads
- Selecione a meta e o tipo da sua primeira campanha
- Realize as configurações gerais da campanha
- Defina a segmentação da campanha
- Defina seu orçamento e estratégia de lances
- Crie e configure seus grupos de anúncios e adicione as palavras-chave
- Crie seus anúncios
- Insira as informações de pagamento
1 – Crie uma conta no Google Ads
O primeiro passo para começar a anunciar no Google é criar uma conta no Google Ads. Para isso, acesse o site oficial do Google Ads (ads.google.com) e, caso já tenha uma conta Google, clique no botão “ACESSE SUA CONTA” no canto superior direito da tela.
Se você ainda não possui uma conta Google, clique no botão azul ao lado “COMEÇAR AGORA” e crie sua conta Google.
Em seguida, clique no link “Tem experiência com o Google Ads?” para poder ter acesso às configurações mais avançadas.
2 – Selecione a meta e o tipo da sua primeira campanha
O Google Ads oferece várias opções de metas para suas campanhas, como vendas, leads, tráfego no site, entre outras. Como este é um tutorial de nível iniciante, vamos escolher a meta mais simples, “Tráfego no site”.
Logo abaixo, na caixa de tipos de campanha, selecione a opção “Rede de pesquisa”.
Digite seu site e clique no botão azul “CONTINUAR”.
3 – Realize as configurações gerais da campanha
Dê um nome para sua campanha e abaixo, na caixa “Redes”, marque apenas a opção “Rede de pesquisa”.
4 – Defina a segmentação da campanha
Você pode escolher em quais locais deseja veicular seus anúncios e também escolher o idioma das pessoas que você quer mostrar seus anúncios.
Selecione as opções conforme as exigências do seu negócio e prossiga.
5 – Defina seu orçamento e estratégia de lances
Na caixa “Orçamento”, você define o orçamento diário da campanha, ou seja, qual é o limite médio que seus anúncios poderão gastar por dia. Por exemplo, se o seu orçamento mensal de marketing é de R$ 1.000,00 e você quer anunciar durante os 30 dias do mês, seu orçamento diário deve ser de R$ 33,33. Preencha com o valor desejado e prossiga para definir a estratégia de lances.
Na caixa “Lances”, você deve escolher qual será a estratégia de lances utilizada pela campanha. Como esse é um tutorial de nível iniciante, vamos manter a configuração de lances por “Cliques”.
Neste artigo também não vamos falar sobre as extensões de anúncios, pois se trata de um assunto um pouco mais avançado, então, prossiga clicando no botão azul “SALVAR E CONTINUAR”.
Se quiser se aprofundar e conhecer mais sobre as extensões de anúncios disponíveis, clique aqui e confira o artigo oficial do Google sobre esse assunto.
6 – Crie e configure seus grupos de anúncios e adicione as palavras-chave
Dê um nome para o seu primeiro grupo de anúncios e insira as palavras-chave que você deseja que acionem seus anúncios quando os usuários pesquisarem no Google, como por exemplo, “pizzaria em são paulo”, “comprar bicicleta”, “restaurante japonês em perdizes”, etc.
Você pode ter um maior controle da exibição dos anúncios utilizando as opções de correspondência de palavra-chave. Mas esse é um tema que abordaremos futuramente em outro artigo. Caso queira se aprofundar e aprender como utilizar as opções de correspondência de palavra-chave, clique aqui e confira o artigo oficial do Google sobre esse conceito.
7 – Crie seus anúncios
Os anúncios de texto padrão do Google são formados por 4 partes, que são:
- URL final
- Três títulos
- Caminho de exibição
- Duas linhas de descrição
Os títulos podem conter até 30 caracteres cada um e as linhas de descrição podem conter até 90 caracteres cada uma delas.
No campo URL final, coloque o endereço do seu site. É para este endereço que o usuário será direcionado assim que clicar nos seus anúncios. Tente ser o mais específico possível na escolha da página, por exemplo, se você está criando uma campanha para promover “sapatos vermelhos”, insira a URL de uma página que exiba apenas sapatos vermelhos, e não a home do site ou uma página de sapatos em geral. Facilite a vida do usuário.
Nos títulos, procure usar termos que chamem a atenção do pesquisador, pois eles são os primeiros itens que o usuário irá visualizar ao fazer uma pesquisa no Google. Uma boa estratégia é citar vantagens do seu produto/serviço ou diferenciais da sua empresa, como por exemplo, “Garantia de 2 anos”, “Aproveite o frete grátis”, “Promoção de calçados”, etc.
Nas linhas de descrição, como o próprio nome já diz, tente descrever o mais detalhadamente possível o seu produto ou serviço. Você tem 180 caracteres para cumprir essa missão.
Após finalizar o preenchimento de todos os campos, clique no botão “CONCLUÍDO” para finalizar seu primeiro anúncio.
Você pode criar quantas variações de anúncios desejar, é só clicar em “NOVO ANÚNCIO” e repetir os procedimentos anteriores.
O ideal é que você tenha pelo menos 3 anúncios em cada grupo para poder testar quais títulos e descrições funcionam melhor para o seu negócio. Mas se quiser manter apenas um anúncio, não tem problema, a campanha irá funcionar corretamente.
Após finalizar a criação de todos os seus anúncios, clique no botão azul “SALVAR E CONTINUAR”.
8 – Insira as informações de pagamento
Chegamos na reta final e estamos apenas 1 passo de começar a aparecer no Google!
O Google Ads disponibiliza aos anunciantes 2 formas de pagamento: cartão de crédito ou boleto bancário. Nesta etapa você deve escolher a forma de pagamento desejada e preencher suas informações de pagamento.
Comece preenchendo as informações do cliente. Se a conta é para pessoa física ou jurídica, CPF ou CNPJ, nome, endereço e dados de contato em geral.
Agora, escolha a opção pagamentos manuais ou automáticos, o valor inicial que deseja creditar e se prefere pagar por boleto bancário ou cartão de crédito. A opção de boleto bancário está disponível apenas para pagamentos manuais.
Clique no botão azul “ENVIAR” e depois clique no botão azul “FAZER O DOWNLOAD” para baixar o boleto bancário.
Pronto! Agora é só realizar o pagamento, sua campanha será revisada pelo time do Google em até uma hora e se estiver tudo certo, seus anúncios já começarão aparecer no Google!